Morador da Vicinal 30, no km 17, Josimo da Silva Carvalho vive em união estável e é responsável pelo Sítio Santa Maria, onde vem construindo uma história de dedicação à terra e ao reflorestamento por meio do cultivo do cacau.
Sua jornada com o cacau começou em 2023, com a chegada das mudas doadas pelo Governo do Estado, através do IATERR. Inicialmente, Josimo solicitou três mil mudas, mas acabou recebendo um pouco mais. Com entusiasmo e espírito empreendedor, aproveitou cada muda recebida e iniciou o plantio em sua propriedade.
O resultado desse trabalho começou a florescer cedo: com apenas um ano e quatro meses, os pés de cacau começaram a florar. Hoje, com um ano e dez meses, as plantas já estão em fase de produção, trazendo esperança e novos planos para o futuro.
Além de buscar uma nova fonte de renda para sua família, Josimo enxerga no cacau uma ferramenta de sustentabilidade. Já reflorestou quatro hectares e pretende expandir para mais um hectare, sempre intercalando com espécies frutíferas perenes. Para ele, o cacau representa mais do que produtividade: é um caminho de recuperação ambiental e de desenvolvimento consciente.